

Expedição leva à descoberta do primeiro dinossauro angolano
DA ASSOCIATED PRESS
O primeiro fóssil de dinossauro encontrado em Angola pode ser de uma nova espécie de saurópode, afirma uma equipe internacional que identificou uma parte do osso fossilizado do animal e relata sua descoberta no "Anais da Academia Brasileira de Ciências", na edição de quarta-feira.
A peça foi encontrada em 2005, por Octavio Mateus (Universidade Nova de Lisboa), entre restos de peixes e dentes de tubarões. Esse cenário leva à hipótese de a área possivelmente ter sido coberta por água cerca de 90 milhões de anos atrás.
AP/Projeto PaleoAngola
Pesquisador Octavio Mateus ao lado do osso fossilizado de dinossauro que viveu em Angola; descoberta é a primeira do país
Pesquisador Octavio Mateus ao lado do osso fossilizado de dinossauro que viveu em Angola; descoberta é a primeira do país
Os pesquisadores acreditam que o animal, que ganhou o nome de Angolatitan adamastor (algo como "titã angolano Adamastor", em homenagem ao gigante marinho Adamastor, de "Os Lusíadas"), foi arrastado para o mar por ancestrais dos tubarões, apesar do seu tamanho equivalente a de um elefante.
O projeto PaleoAngola, que começou em 2005, é a primeira expedição do gênero a ser feita depois da década de 1960, quando teve início uma guerra civil seguida da independência do país de Portugal em 1975.
"Angola tem muito mais do que a guerra civil", comentou Anne Schulp, do Museu de História Natural da Holanda, que participa dos estudos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário